in , , ,

“Sobre Rodas – O Musical Inclusivo” estreou ontem no Auditório Senhora da Boa Nova no Estoril

“Sobre Rodas – O Musical Inclusivo” estreou ontem no Auditório Senhora da Boa Nova no Estoril

Um trabalho académico de 5 finalistas da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril transformou-se num projeto que engloba mais de 100 voluntários, uma instituição de Solidariedade Social e muito talento. “Sobre Rodas – O Musical Inclusivo” estreou ontem no Auditório Senhora da Boa Nova, no Estoril. A CA Notícias assistiu ao espetáculo e falou com alguns dos intervenientes.

“Sobre Rodas – O Musical Inclusivo” conta a história de um jovem (Miguel) que sofre um acidente e fica dependente de uma cadeira de rodas. A sua coragem e força de viver não o impedem de começar uma nova fase da vida: a Universidade. A história retrata a vida universitária e as dificuldades de quem vive com uma deficiência motora na nossa sociedade, mas que ao mesmo tempo não desiste de encontrar uma vantagem em cada desvantagem. De forma descontraída, simples e cheia de humor, este musical pretende, através de um elenco jovem, de muita música e cor, dar mais um passo em direção à inclusão.

De trabalho académico a projeto pessoal

A ideia surgiu há um ano por cinco alunos finalistas da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril como trabalho final de curso. Francisco Salgado, Joana Quelhas, João Maia e Moura, José de Matos e Mariana Ornelas formam o grupo que lidera a produção do musical. Desde o início que a ideia dos jovens finalistas foi promover um musical que abordasse alguma temática de carácter social. Com o desenvolver do projeto e com a progressiva organização da equipa o tema principal foi finalmente definido: a problemática da inclusão social de pessoas portadoras de deficiência motora. O objetivo é sensibilizar a sociedade para as dificuldades e barreiras com que as pessoas em cadeira de rodas se deparam diariamente, promovendo a inclusão e a solidariedade. À conversa com a CA Notícias, a equipa de jovens produtores afirmou que este projeto, apesar de académico, se transformou também em projeto pessoal, permitindo-lhes desenvolver competências úteis para as suas vidas após a conclusão do curso.

A Associação Salvador

Atendento ao tema do musical, a produção de “Sobre Rodas – O Musical Inclusivo” decidiu contatar e apresentar o seu projeto a uma IPSS. Assim nasceu a parceria com a Associação Salvador que de imediato abraçou o projeto e passou a ser parte integrante das comemorações do 15.º aniversário da instituição. A Associação Salvador, fundada por Salvador Mendes de Almeida, é uma IPSS que apoia pessoas com deficiência motora. O seu trabalho desenvolve-se em três áreas de atuação: a investigação, a integração das pessoas com deficiência motora e a sensibilização à sociedade em geral. As receitas de todas as sessões do musical revertem a favor da Associação.

Um duplo desafio

No elenco do musical encontramos alguns jovens artistas para quem esta é a primeira experiência em palco. É o caso de José Maria Canotilho que interpreta Miguel, a personagem central da história. José Maria afirmou à CA Notícias que este projeto é um duplo desafio. O desafio de pisar pela primeira vez um palco e o desafio de protagonizar o musical interpretando uma personagem diferente, um jovem em cadeira de rodas. Durante o processo de ensaios, para além da preparação vocal e de interpretação, a sua personagem exigiu ao jovem uma preparação adicional para a utilização da cadeira de rodas, tendo a oportunidade de conversar com o Salvador (Associação Salvador) para melhor perceber as dificuldades e desafios diários de quem utiliza uma cadeira de rodas. O jovem ator está satisfeito com o projeto e revelou-nos que, futuramente, tem a intenção de voltar a pisar o palco.

Várias foram as pessoas que se juntaram ao projeto e a esta causa. Atualmente, entre músicos, atores, produção, equipa técnica e artística, Associação Salvador, padrinhos, voluntários e outros apoiantes, o projeto “Sobre Rodas – O Musical Inclusivo” conta com uma estrutura de mais de cem pessoas.

Algumas figuras públicas juntara-se à causa apadrinhando o projeto. É o caso de Cuca Roseta, Júlia Palha, José Figueiras, Inês Herédia, Ana Marques, Helena Isabel, Heitor Lourenço, Mariana Marques Guedes, Salvador Seixas, Bibá Pitta, Sandra Silva, Dr. Pedro Lopes, Carlos Carreiras, Pedro Morais Sousa, Pedro Vaz, Beatriz Leonardo e a blogger Carmo Sousa Lara (Mublog).

“Sobre Rodas – O Musical Inclusivo” está em cena no Auditório Senhora da Boa Nova, no Estoril, até ao próximo dia 3 de junho.

Os bilhetes podem ser adquiridos em bol.pt e nos locais habituais. Todas as receitas revertem a favor da Associação Salvador.

Próximas Sessões
domingo, 27 de maio às 21h30
sexta, 1 de junho às 21h30
sábado, 2 de junho às 21h30
domingo, 3 de junho às 21h30

“Sobre Rodas – O Musical Inclusivo” estreou ontem no Auditório Senhora da Boa Nova no EstorilGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Liga Sport Zone, 2.º jogo quartos-de-final: SC Braga 7-0 Futsal Azeméis

Liga Sport Zone, 2.º jogo quartos-de-final: SC Braga 7-0 Futsal Azeméis

NOS oferece Mundial a 4K HRD aos seus clientes

NOS oferece Mundial a 4K HRD aos seus clientes