in

Expo 98 abriu portas há 20 anos

Expo 98 abriu portas há 20 anos

Celebra-se hoje o 20º aniversário da abertura da Exposição Internacional de Lisboa de 1998 (Expo 98). O evento, que decorreu entre 22 de maio e 30 de setembro de 1998, reuniu países dos 5 continentes e recebeu cerca de 11 milhões de visitantes.

Dedicada ao tema “Os oceanos: um património para o futuro”, a Expo 98 teve o duplo propósito de comemorar os Descobrimentos portugueses e celebrar o mar como meio de comunhão entre diferentes povos e diferentes culturas. Durante mais de quatro meses a zona Oriental da cidade de Lisboa foi palco da diversidade cultural. Diariamente, para além das exposições permanentes nos vários pavilhões, houve concertos, cortejos e diversas animações e performances artísticas.

A construção do recinto permitiu reabilitar uma zona da cidade que se encontrava devoluta, causando um impacto positivo no panorama urbanístico da cidade de Lisboa. Em simultâneo desenvolveram-se infraestruturas públicas de grande importância para o desenvolvimento do país como a Ponte Vasco da Gama e a nova linha no Metropolitano de Lisboa (Linha Vermelha).

Após o final da exposição, o recinto foi reformulado, originando novas infraestruturas (Casino de Lisboa, Centro Comercial Vasco da Gama) e novas zonas habitacionais. A reformulação do recinto e áreas periféricas originou a criação de uma nova freguesia em Lisboa (Parque das Nações), atualmente com mais de 21 mil habitantes.

O tema musical da Expo 98 foi composto em 1996 por Nuno Rebelo. A peça, de seu nome “Pangea” (supercontinente pré-histórico de onde derivaram os atuais continentes), mistura o som da guitarra portuguesa com uma base sinfónica de cariz épico e com sonoridades originárias de diferentes ritmos e culturas.

Expo 98 abriu portas há 20 anosGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Liga Sport Zone, 1.º jogo quartos-de-final: CD Burinhosa 2-4 Sporting CP

Liga Sport Zone, 1.º jogo quartos-de-final: CD Burinhosa 2-4 Sporting CP

António Lobo Antunes vence o Prémio Bottari Lattes Grinzane 2018

António Lobo Antunes vence o Prémio Bottari Lattes Grinzane 2018