CA Notícias, as últimas notícias do mundo do desporto, da tecnologia e do entretenimento. Os últimos resultados, lançamentos, estreias.

Bons Sons: Sábado de sol e as frescuras de verão

Foto: © Carlos Martins

O dia espera-se quente mas no BONS SONS muito há por onde refrescar. O ambiente cool é trazido pelos projectos sonoros que animam o dia e pelos difusores de água. Os jogos de proximidade e o calor dos corpos animados são o mote do dia.

 

Sob o signo da amizade, Lucía Vives + João Raposo mostram-nos a sua afinidade em letras carregadas de imagens fortes e o companheirismo que os une, no Palco d’A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria. No mesmo ambiente fresco da pedraria da igreja de S. Sebastião, Filipe Valentim sopra o saxofone num trabalho de pesquisa a solo, com improviso que ocasionalmente traz parcerias com actores, bailarinos, performers, VJs e sound designers.

O coreto vai albergar a intimidade de Filipe Sambado num som de baterias cavalgantes acompanhadas por percussões tristes, entremeadas por guitarras abafadas em teclados rasgadinhos. A portugalidade de Les Saint Armand, sob escuta no Palco Tarde ao Sol, sente-se na importância atribuída à palavra nas letras enfeitadas em harmonias.

Juntas no Giacometti, Mitó e Sandra são Señoritas. Partilham o gosto por ensaiar, compor e tocar juntas unindo voz, guitarra, baixo e acordeão a sets de programações, em atmosferas densas, cruas e directas.

Pedro Lucas e Carlos Medeiros juntaram-se na construção de uma nova topografia da música popular portuguesa. Medeiros/Lucas emerge no diálogo entre textos inéditos e música original para projectar paisagens emocionais do Homem, o papel social, a dimensão pessoal e a construção das sociedades.

25 anos passados sobre o álbum Mutantes S.21, ele volta a ecoar num palco – o Eira do BONS SONS. Este foi o álbum que trouxe os Mão Morta para a ribalta e os tornou numa banda de culto. Por isso, muito para além da reposição nostálgica, esta actuação demonstra a sua capacidade de reinvenção e a fidelização do seu público.

A fazer jus ao nome do Palco Lopes-Graça, Né Ladeiras, partilha o seu talento que aproxima o tradicional e urbano. Seremos guiados numa viagem por todas as mulheres que já foi, no fio da sua voz cristalina que nos enfeitiça as memórias.

A ponte entre o Porto e Luanda, entre a aventura e a vitalidade, sente-se em cada grama de Throes + The Shine. Fundem rock e kuduro, mas alargaram os seus horizontes para albergar uma multitude de culturas.

O calor do dia termina com os pratos partilhados por Zé Nuno, Sam U e Beat Dizorder, todos do projecto Ballroom, com sons funk, house e techno a deixar a pista de dança a ferver.

Os jogos de proximidade, diálogos e partilhas não se esgotam nos projectos musicais. Lander&Jonas no auditório exploram a sua comunicação telepática, enquanto expoente máximo da conexão relacional de um casal, na performance “Cascas d’OvO”.

Por toda a aldeia o calor encontra a frescura, seja dos aspersores montados pelo festival, seja das bisnagas e difusores bombeados pelos voluntários, ou seja de uma das bebidas regionais refrescantes, como o mouchão, a sangria da tasca ou a charolinha. Ficar em casa é perder o festival mais cool da música portuguesa.

12 AGOSTO

10:00 MÚSICA PARA CRIANÇAS Armazém
14:00 LUCÍA VIVES + JOÃO RAPOSO MPAGDP
15:45 FILIPE VALENTIM MPAGDP
16:45 FILIPE SAMBADO Giacometti
17:45 LANDER & JONAS Auditório
18:00 LES SAINT ARMAND Tarde ao Sol
19:15 SEÑORITAS Giacometti
20:45 MEDEIROS/LUCAS Lopes-Graça
22:00 MÃO MORTA – 25 anos de mutantes s.21 Eira
23:15 NÉ LADEIRAS Lopes-Graça
00:30 THROES + THE SHINE Eira
01:45 ZÉ NUNO/ SAM U/ BEATDIZORDER Aguardela

NÃO PERCA OS PRÓXIMOS DIAS

13 AGOSTO

10:00 MÚSICA PARA CRIANÇAS Armazém
15:00 MOÇOS DA VILA MPAGDP
16:15 JOANA BARRA VAZ Giacometti
17:30 SONOSCOPIA Tarde ao Sol
17:45 CARLOTA LAGIDO Auditório
18:45 CAPTAIN BOY Giacometti
20:00 SAMPLADÉLICOS Tarde ao Sol
21:00 PAULO BRAGANÇA Lopes-Graça
22:15 SAMUEL ÚRIA Eira
23:30 10.000 ANOS DEPOIS ENTRE VÉNUS E MARTE Lopes-Graça
00:45 ORELHA NEGRA Eira
02:00 PUTO ANDERSON, DJ NINOO E K30 (FIRMA DO TXIGA) Aguardela

14 AGOSTO

10:00 MÚSICA PARA CRIANÇAS Armazém
14:00 CURTAS Auditório
14:00 SANCT’IRENE MPAGDP
15:45 MOÇOILAS MPAGDP
16:00 CURTAS Auditório
16:45 MARCO LUZ Giacometti
18:00 OS CANTADORES DE PARIS – AUTÓPSIA DE UMA MONTAGEM Auditório
18:00 LST – LISBOA STRING TRIO Tarde ao Sol
19:15 VALTER LOBO Giacometti
20:45 FRANKIE CHAVEZ Lopes-Graça
22:00 THE POPPERS Eira
23:15 RODRIGO LEÃO Lopes-Graça
00:45 OCTA PUSH Eira
02:00 RODRIGO AFFREIXO Aguardela

X