in , ,

EA Live 2019 – Uma tarde-noite com o melhor que a música portuguesa tem para oferecer

Fotos por Tiago Pereira

EA Live 2019 – Uma tarde-noite com o melhor que a música portuguesa tem para oferecer

Foi neste passado Sábado que decorreu a edição deste ano do EA Live no Campo Pequeno. Pelo palco principal passaram Gabriel O Pensador, The Gift, Capitão Fausto, Diabo Na Cruz, Stereossauro, Keep Razors Sharp e Paus. Ainda estiveram presentes no palco Clubbing nomes como DJ Ride, Da Chick, Isilda Sanches, Nuno Calado e Isac Ace.

Neste evento sob chancela da Fundação Eugénio de Almeida, foi possível passar um final de tarde e uma noite rodeado de alguns dos melhores nomes actuais da música nacional e de vinho EA, obviamente.

Tal como aconteceu na edição do ano passado no Coliseu dos Recreios, o festival adoptou novamente o conceito de Fast Fest – concertos com 40 minutos, desta vez intervalados por DJ sets de 20 minutos – o palco do Campo Pequeno foi especialmente desenhado para este evento. Por trás, uma enorme cortina de projecção (com 30 metros de comprimento) que garantiu um ambiente multimédia com a projecção de vídeos antes e durante os concertos.

Começando com os Paus às 18h00, o Campo Pequeno ainda se apresentava repleto, com muitos dos espectadores a esperarem pela noite para se dirigirem para a arena. Com o novo álbum “YESS” prestes a ser editado, a banda composta por Quim Albergaria, Hélio Morais, Fábio Jevelim e Makoto Yagyu abriu o festival da melhor forma com os seus ritmos quentes e intensos.

De seguida, os Keep Razors Sharp trouxeram o seu som psicadélico misturado com shoegaze e post-rock q.b. Munidos de instrumentais dancáveis como “The Lioness” ou “I See Your Face”, a banda foi o melhor aperitivo para a hora de jantar que já se aproximava para muitos dos presentes no Campo Pequeno.

Às 20h00, foi a vez do Campo Pequeno ouvir a electrónica mais lusitana, vinda das mãos de Stereossauro. Com convidados muito especiais como Gisela João e NBC, a festa manteve-se em grande ritmo.

Terminada a electrónica portuguesa, vinha o roque popular português. Os Diabo na Cruz, agora sem Jorge Cruz à frente da banda, deram o concerto mais emotivo da noite. Era visível, tanto do lado do público como da banda, a satisfação que tinham em estar ali e a incerteza sobre o que se seguirá para uma das bandas mais interessantes no nosso panorama, e que fazem a festa por todos os palcos por onde passam. Se estes 40 minutos de concerto fossem um teste sobre a nova forma da banda, então a banda passou com distinção. Esperamos sinceramente continuar a ouvir os Diabo pelo país fora nos próximos anos.

Com a fasquia muito elevada com a festa dos Diabo, a tarefa seria complicada para a banda que se seguisse. Mas quem se seguia eram os Capitão Fausto, uma das bandas mais bem sucedidas dos últimos anos e que levam já muitos anos de estrada. Com um set mais curto do que o habitual (os 40 minutos tinham de ser cumpridos por todos), conseguiram mesmo assim passar pelas diferentes fases da carreira da banda (só faltaram faixas do “Pesar o Sol” para completar o ramalhete). Recebidos de forma apotéotica, despedidos da mesma forma, foi um concerto curto mas que serviu como um regresso a casa já que o Campo Pequeno é tão próximo de Alvalade.

Os The Gift vinham de seguida, com uma actuação sempre energética de Sónia Tavares e restantes elementos da banda. Com o novíssimo álbum “Verão” na bagagem (foi editado em Março deste ano), a banda oriunda de Alcobaça fez por merecer a presença das muitas centenas de pessoas durante o seu concerto.

A missão de fechar a noite no palco principal foi atribuída ao brasileiro Gabriel, O Pensador que com o seu hip-hop tropical e reactivo que parece ser cada vez mais relevante. Num festival com muitas propostas diferentes, Gabriel, O Pensador não se conteve e deu uma das melhores actuações do evento.

EA Live 2019 – Uma tarde-noite com o melhor que a música portuguesa tem para oferecerGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Análise Gaming – FIFA 20 (Playstation 4)

Análise Gaming – FIFA 20 (Playstation 4)

The Man Without Gravity | Trailer Oficial | Netflix

The Man Without Gravity | Trailer Oficial | Netflix