Domingos Paciência assume comando técnico dos azuis do Restelo

O antigo internacional português foi hoje confirmado como novo treinador do Belenenses, depois de a SAD do emblema de Belém e Quim Machado terem chegado a acordo para a rescisão do contrato do técnico.

Domingos Paciência já assinou contrato e vai orientar a equipa da Cruz de Cristo até final da próxima época.

O ex-jogador português, agora com 48 anos, terminou a carreira de futebolista profissional em 2001, no FC Porto, tendo também representado o Tenerife, das Ilhas Canárias, durante duas temporadas.

Já como treinador, Domingos estreou-se no comando do Porto B, em 2004, contando depois com passagens por União de Leiria, Académica, Sp. Braga e Sporting, antes de rumar a Espanha para orientar o Deportivo da Corunha, em 2013. No ano seguinte assumiu o comando dos turcos do Kayserispor, antes de regressar a Portugal para treinar o V. Setúbal. Contudo, a experiência no Bonfim não correu da melhor maneira e o técnico português rumou ao Chipre para orientar o APOEL.

Os grandes destaques do currículo de Domingos Paciência como treinador vão, por enquanto, para a época 2008/09 quando levou a Académica ao 7.º posto da tabela classificativa, lugar que os estudantes não alcançavam há bastantes décadas, e para as épocas em que esteve à frente do Sp. Braga e conseguiu levar os guerreiros do Minho à 2.ª posição do Campeonato, apurando o clube pela primeira vez para a Liga dos Campeões. No ano seguinte a esse feito, Domingos levou a equipa minhota à final da Liga Europa – onde perdeu com o FC Porto – deixando para trás equipas como o Benfica, o Dínamo de Kiev e o Liverpool.

Agora, o antigo internacional luso volta a terras lusitanas, onde tem a responsabilidade de voltar a dar vitórias aos azuis do Restelo, depois de estes terem averbado cinco derrotas consecutivas e de estarem na 12.ª posição do Campeonato, somando apenas 32 pontos.

Também poderá gostar Mais do autor

A carregar...
X