CA Notícias
Canal Alternativo de Notícias, as últimas notícias do mundo do desporto, da tecnologia e do entretenimento. Os últimos resultados, lançamentos, estreias.

Comunicado Belenenses SAD – PER

“OS BELENENSES” – Sociedade Desportiva de Futebol S.A.D. (Belenenses) informa que requereu um Processo Especial de Revitalização (PER).


Nos últimos 2 anos, desde que o atual Conselho de Administração entrou em funções, a saúde financeira e económica do Belenenses melhorou significativamente.

Em 30 de junho de 2012 o passivo era de cerca de 10 milhões de euros. Em 30 de junho de 2013 era 8,084 milhões. A lista de créditos apresentada no PER perfaz dívidas no valor de 7,2 milhões de euros. Este valor já inclui os suprimentos da sociedade que desde 12 de dezembro de 2012 é a maior acionista do Belenenses, a qual, aliás, após a elaboração dessa lista já efetuou mais suprimentos.

O plano de negócios do Belenenses elaborado pelo Conselho de Administração tem vindo a ser cumprido.

Este plano de negócios prevê que o Belenenses volte a ter capitais próprios positivos no exercício de 2019/20, recuperando da situação desportiva (quando disputava pela 3ª época consecutiva a II Liga, o pior registo da sua história), económica e financeira em que se encontrava em 2012.

A diminuição do passivo decorre ao ritmo previsto.

No exercício de 2012/13 o Belenenses obteve pela primeira vez em muitos anos um resultado líquido positivo, no caso de €87.380,95.

Nos 4 exercícios anteriores tinha tido prejuízos acumulados de 8,435 milhões de euros.

No exercício de 2013/14, cujas contas ainda não estão fechadas, tudo indica que o resultado líquido superará o do exercício anterior.
É de salientar que esta recuperação financeira e económica foi conseguida a par da integral obtenção dos objetivos desportivos traçados: a subida à I Liga na época de 2012/2013 e a manutenção na I Liga na época de 2013/2014.

A OPA obrigatória lançada sobre o Belenenses terminou. Diversos credores pressionam o Belenenses para receberem tudo e já.

Sendo esta atitude legítima, não é todavia possível ao Belenenses pagar de imediato 7,2 milhões de euros, e no projeto de recuperação nunca houve um compromisso nesse sentido. Assim, o Conselho de Administração entendeu que este era o momento adequado para requerer o PER. Várias Sociedades Anónimas Desportivas que participam na I Liga tiveram ou têm um PER em curso.

O PER é uma etapa na recuperação e consolidação do Belenenses iniciada em 2012/2013, cujos resultados desportivos, financeiros e económicos já produzidos estão à vista de todos.

Lisboa, 8 de agosto de 2014

O Conselho de Administração,


X