em

“Cem” piscinas e a ganhar

A natação no nosso clube é uma modalidade da qual nos devemos orgulhar! É verdade, temos natação no nosso clube! Apesar de durante muito tempo nos termos orgulhado das piscinas serem as melhores da cidade de Lisboa, actualmente o estado de degradação em que se encontram e a falta de investimento levaram os nossos atletas a mudarem os seus treinos para o Jamor já há três anos, aquando do encerramento das nossas piscinas.

O encontro aconteceu no estádio do Restelo, com o intuito de saber como funciona uma modalidade que é totalmente autónoma do clube, quem foram os atletas que se evidenciaram durante a época, quais os objectivos para a próxima época e o que se espera de um clube que apresenta uma proposta para alienar o património da modalidade de que vamos falar.

Quando as piscinas deixaram de funcionar, existiam atletas que participavam em competições e que pretendiam continuar a competir. Uma associação de Pais falou com o clube, e ficou com a modalidade, mas com a condição de que esta seria totalmente autónoma e independente administrativa e financeiramente do Clube de Futebol os Belenenses, ou seja, o clube nada tinha a ver com a natação.

O trabalho que devia ser feito pelo clube é agora efectuado por uma associação de pais. Organizam os treinos, marcam torneios, contactam os pais e conseguem importantes patrocínios para a modalidade ser sustentável. Um parceiro que é referido várias vezes é a Junta de Freguesia de Belém, que assegura o transporte dos atletas para os torneios. Os treinos, efectuados nas piscinas do Jamor e do bairro da Boavista, têm de ser pagos, bem como as inscrições nos torneios, as deslocações e todas as despesas que advêm. “ Todos os atletas têm um grande orgulho em representar o Belenenses”, disse-nos Armando Abreu, director da natação.

Os sucessos da época passada traduzem-se em bons resultados. Vários primeiros, segundos e terceiros lugares. Todos em diversos escalões e em provas a começar à sexta-feira e a terminar ao domingo, e também em provas que são a pontuar o fim-de-semana inteiro. Vários atletas evidenciaram-se como Duarte Taleigo, Nuno Frazão, Afonso Ribeiro, Francisco Quintas, Alexandra Frazão, Catarina Neves, Inês Carvalho, Mariana Mercedes, e muitos outros que durante a época foram importantes para alcançar os bons resultados.

O torneio do Belenenses, que se realizou nas piscinas do Jamor e que já não se realizava há três anos, foi o ponto alto de uma época. Com patrocínios para a prova, e com o apoio mais uma vez da Junta de Freguesia de Belém, o evento realizou-se, e como nos garantiram, vai continuar a realizar-se.

O objectivo para a próxima época é continuar com os bons resultados, manter os mesmos atletas, o que não é difícil, porque o espírito de equipa é excelente. Pretende-se, de igual modo, manter as equipas técnicas, manter o mesmo número de competições por época e aumentar o número de inscrições na época que se vai iniciar. E pelo que nos disse Armando Abreu não vai ser complicado, o bom trabalho que está a ser efectuado aumenta o número de inscritos, apenas pelos próprios pais falarem uns com uns outros.

A posição do clube relativamente às piscinas é pública para os sócios, e foi revelada na assembleia-geral do clube. A alienação pode ser efectuada a uma entidade privada num futuro próximo, mas os sócios têm uma palavra a dizer.

No final do encontro só nos restou dizer: continuem o bom trabalho!

Bruno  Sousa

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comentários

Râguebi: Belenenses é a surpresa das meias-finais

Breves: Almada no arranque dos Campeonatos

Belenenses-1

Passatempo Taça Vicente Lucas