in ,

Belvedere: Mantém o seu computador limpo automaticamente

Belvedere: Mantém o seu computador limpo automaticamente

O seu computador está uma confusão com uma quantidade infindável de ficheiros que foi acumulando ao longo dos tempos? O Belvedere limpa-lhe todos esses ficheiros automaticamente.

Ao longo do tempo é “normal” acumularmos ficheiros desnecessários nos nossos computadores. Os motivos são vários, ou porque fizemos o download de um anexo do email e acabou por ficar esquecido numa pasta, ou fizemos o download de um instalador de programas e acabou por ficar esquecido e por aí fora. Mas hoje trazemos um “programinha” que irá manter as suas pastas limpas e organizadas, chama-se Belvedere, é leve, simples e gratuito, por isso acabaram-se as desculpas.

Belveder Automated File Manager

Antes demais vale a pena salientar dois aspetos, este software em concreto apenas está disponível para Windows e foi lançado em março de 2008, depois disso tem recebido atualizações mínimas, mas apesar dos seus já 10 anos podemos assegurar que o mesmo está a funcionar na perfeição, inclusive no Windows 10.

Aliás este é para mim um “must have” em todos os meus computadores, principalmente os que uso para trabalhar aqui no CA Notícias, deixando-me à vontade para fazer todos os downloads que necessito para a elaboração dos artigos, como comunicados de imprensa, imagens, vídeos, sem ter que me preocupar em a seguir ir apagá-los, já que configurei o Belvedere de modo a ser ele o responsável por esse trabalho chato.

Mas vamos ao que interessa: O Belvedere é na realidade um gerenciador de arquivos automático para o nosso computador. Em poucas configurações, através de uma interface “amigável” conseguimos criar regras avançadas para mover, copiar, apagar, renomear ou mesmo abrir determinados artigos, apenas com base no seu nome, extensão, tamanho, data de criação, data da última modificação entre outras, muitas outras.

Belvedere está disponível sob uma licença Pública GNU e todo o projeto pode ser seguido no GitHub, onde pode dar uma vista de olhos em todo o seu código fonte. Para fazer o download do instalador o mais fácil, talvez seja, recorrer, por exemplo ao site Baixaki.

Como funciona

Configurar regras com o Belvedere é tão simples quanto adicionar pastas, depois é criar para correr em cada uma dessas pastas usando a simples interface de “apontar”.

Basta dar um nome à sua regra com o campo Descrição e criar as suas condições através dos menus abaixo.

Como podem ver nas imagens acima neste caso em concreto o que tenho definido é que o Belvedere apaga todos os ficheiros da pasta transferências/downloads, que não sejam modificados à mais de dois dias.

Para além das regras que podemos criar existe também uma já pré-definida que serve para limpar a reciclagem do nosso computador de acordo com as nossas preferências, para que também esta se mantenha sempre o mais limpa possível sem termos que nos preocupar com isso.

Caso trabalhemos em mais que um computador e queiramos ter as mesmas regras em todos eles o Belvedere tem uma opção de “backup” que nos permite exportar as nossas configurações e depois adicionar na outra máquina.

Conclusão

Com um pequeno programa gratuito como o Belvedere podemos manter o computador limpo desde que configuremos algumas regras através de uma interface muito simples, mas que nos permite configurações avançadas.

Belvedere: Mantém o seu computador limpo automaticamenteGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Liga Sport Zone: CRC Quinta dos Lombos traça “play-off´s” como meta para esta época

Liga Sport Zone: CRC Quinta dos Lombos traça “play-off´s” como meta para esta época

Altice Arena no top 10 das arenas com mais bilhetes vendidos em 2018

Altice Arena no top 10 das arenas com mais bilhetes vendidos em 2018