5 de Junho de 1988 – Belenenses obtém 19ª presença no pódio do Campeonato Nacional

História

// 4 de Junho de 2014

Nesta data, ao empatar 1-1 na Póvoa de Varzim (com golo de Chiquinho), o Belenenses terminou o Campeonato Nacional no 3º lugar. Num jogo a meio da semana anterior, em feriado que calhou a 2 de Junho, o Belenenses assegurara um lugar nos 4 primeiros e a presença nas competições europeias, ao vencer o Boavista no Restelo, por 2-0. Na última jornada, com o referido empate frente ao Varzim, a nossa equipa manteve o 3º lugar, garantindo-nos a presença no pódio pela 19ª vez (estava-se, então, na 54ª edição).

Nessas 19 vezes, ficou uma vez em 1º lugar, 3 vezes em 2º lugar e 15 vezes em 3º lugar. Esta (3º lugar) é, de resto, a classificação mais vezes obtida pelo Belenenses, e com larga distância. Segue-se o 4º lugar, em que nos posicionámos por 9 vezes.

Nos últimos anos têm sido vários clubes e opinadores a reclamar o estatuto de 4º (grande) clube do Futebol Português. Os factos e os números, contudo, dão um veredito imparcial e além das venturas e desventuras efémeras; por isso, lembremos as presenças no pódio em 80 Campeonatos (Ligas) Nacionais:

Benfica – 75

Sporting – 65

F. C. Porto – 64

Belenenses – 19

Boavista – 6

Vitória de Setúbal – 4

Vitória de Guimarães – 3

Atlético – 2

Sporting de Braga – 2

Académica – 1

CUF – 1

Paços de Ferreira – 1

Já agora, nestas 80 edições, o Belenenses ficou 28 vezes nos quatro primeiros.

Ainda, se considerarmos todo o conjunto de provas já efectuadas para definir o Campeão do nosso país (Campeonato Nacional + Campeonato de Portugal), o Belenenses ficou nos lugares de pódio em 35 de 92 edições.

JMA

Via: Os Belenenses

Também poderá gostar Mais do autor

A carregar...
X