Isabel de Santiago explica convite para viagem a São Tomé e Príncipe

By [email protected] (crónicas azuis)

Isabel de Santiago, consultora de estratégias de saúde, é uma das principais responsáveis pela digressão do Belenenses a São Tomé e Príncipe, marcada para dia 23 de maio e que terá duração de uma semana.

A investigadora da Faculdade de Medicina de Lisboa, natural de São Tomé e Príncipe, confessou que a opção de convidar os azuis surgiu “por este ser um clube especial, símbolo da travessia do Atlântico pelas cruzadas». “É uma aliança que esperamos que continue, não só nesta iniciativa, mas também para o futuro, naquilo que é a sensibilização e a mobilização da juventude santomense», justificou.

Isabel de Santiago terminou em abril a recolha de dados para um estudo que desenvolve naquelas ilhas do Golfo da Guiné, o primeiro inquérito epidemiológico em meio escolar sobre o consumo de álcool e drogas.

“Esta foi uma problemática que surgiu em discussão com o senhor bispo D. Manuel dos Santos, presidente da Santa Casa de Misericórdia de São Tomé e Príncipe, e com o padre Domingues, seu provedor», explicou.

Como Portugal tem uma relação privilegiada com os países africanos, nomeadamente os países lusófonos, e depois de analisar os primeiros resultados do seu estudo, Isabel de Santiago resolveu “atuar imediatamente sobre os grupos mais jovens das escolas através do desporto».

A HBD, grupo empresarial fundado pelo milionário sul-africano Mark Shuttleworth e liderado pelo português Nuno Madeira Rodrigues (entidade que apoiou Isabel de Santiago durante o seu inquérito naquele país), decidiu desafiá-la agora para uma parceria na área do “Edutainment» que visa, através da educação e da comunicação em ciências da saúde, mobilizar os jovens santomenses com iniciativas de entretenimento que os incentive à prática desportiva e os afaste do consumo de álcool e drogas.

Refira-se que nesta digressão, a comitiva do Belenenses será liderada por Rui Pedro Soares, presidente da SAD, e os azuis irão participar em dois particulares contra equipas locais, nos quais o treinador Lito Vidigal deverá aproveitar para integrar alguns juniores no plantel principal.

Por Redação

Fonte:: Crónicas Azuis

    

Também poderá gostar Mais do autor

A carregar...
X