in

Tiago Silva: «Ainda quero poder ajudar o Belenenses a ser o grande clube que já foi»

Tiago Silva: «Ainda quero poder ajudar o Belenenses a ser o grande clube que já foi»

Tiago Silva em Entrevista à CA falou-nos do seu empréstimo ao Feirense e o que sentiu ao ser cedido, mantendo vivo o sonho de ser chamado à Seleção.

Uma das revelações da temporada 2016/2017 da Liga NOS é um jogador que já não passa despercebido aos adeptos do futebol português. Tiago Silva aproveitou o empréstimo ao surpreendente Feirense para fazer uma das melhores temporadas da sua carreira e para mostrar aos responsáveis do Belenenses que erraram ao não contar com ele esta temporada. A CA foi falar com um dos jogadores do momento. Confessa que o ambiente que se vive no Restelo “em nada beneficia o clube” e relembra os dias em que “o estádio estava bem composto com adeptos, agora são só cadeiras vazias”. Quanto ao futuro, deixa nas mãos dos dirigentes dos dois clubes.

CA – Seis golos e 3 assistências em 27 jogos. Estavas à espera de ter uma época tão positiva no Feirense?

Tiago Silva (T.S) – A ideia de vir para o Feirense era a procura disso mesmo. De fazer uma época positiva e de me recuperar como jogador porque os meus 2 últimos anos no Belenenses não foram os mais felizes e necessitava de recuperar a confiança em mim para poder voltar a exibir-me a bom nível. Os golos e assistências são reflexo do bom trabalho desenvolvido por toda a equipa ao longo da época, porque os golos não seriam possíveis sem os outros 10 jogadores que estavam em campo, assim como as assistências.

CA – Quais é que foram as razões para uma temporada tão positiva?

T.S – As razões para o que se passou foram essencialmente os jogadores acreditarem uns nos outros, os treinadores acreditarem nos jogadores que tinham e haver um base que suportasse toda uma equipa sem que os jogadores tivessem de se preocupar com mais nada para além de jogar futebol. Hoje em dia no futebol é cada vez mais importante um jogador estar focado apenas e só em jogar futebol e manter a cabeça limpa e afastada de problemas. Nesse ponto, o Feirense é um clube exemplar porque da as condições necessárias para que o jogador se foque a 100% naquilo que é o seu trabalho.

CA – O quê que o Professor Nuno Manta veio trazer para revolucionar por completo a temporada do Feirense?

T.S – O prof. Nuno tem muito mérito naquilo que se passou, mas o mister José Mota não deixa de ter tido um papel importante nesta caminhada. Ele deu-nos as bases para o arranque de época e infelizmente para ele as coisas acabaram por não correr pelo melhor e o clube foi obrigado a fazer alterações. O prof. Nuno, como homem da casa , conhecia perfeitamente todo o plantel e sabia o que de melhor podia explorar em cada um. Esse foi o grande mérito do treinador. O resto estava cá tudo, só se mudou a mentalidade, que era o que estava a faltar, porque os jogadores eram os mesmos.

CA – O que falhou para não teres sido aposta constante no Belenenses?

T.S – Falhou muita coisa. Nunca consegui ser um jogador regular no Belenenses muito por minha culpa, mas não só. Precisava de jogar com mais regularidade para que isso pudesse acontecer e isso não aconteceu. Eu era aposta para um jogo e no jogo a seguir ficava na bancada ou não saía do banco. Nenhum jogador consegue destacar-se se não jogar com regularidade e se não tiver a confiança do treinador. Depois a vertente psicológica de um jogador assume um papel fundamental, se fores muito equilibrado e conseguires lidar com tudo isso , ótimo. Se te deixares afetar com a pouca utilização ou com situações com as quais não concordas, estás mais próximo de fracassar. E acho que passei um bocado por isso, eu sabia que tinha condições para ser aposta mais regular e por alguma razão não o era, então era um jogador conformado e à espera apenas que a época terminasse para procurar um novo rumo para a minha vida.

CA – Ficaste desiludido por ter sido emprestado ou foi uma decisão que partiu de ti?

T.S – Não. O único sentimento que eu tinha era de frustração por não ter retribuído ao clube que me fez homem tudo aquilo que o clube merecia, mas nunca me senti desiludido com ninguém no Belenenses. Como precisava de desafiar-me a mim mesmo e sair da minha zona de conforto, propus ao presidente e ao treinador ser emprestado para jogar com mais regularidade e eles concordaram. Felizmente acho que foi uma aposta ganha para ambas as partes.

CA – Vês-te a regressar? Se sim, depois dos dois anos de empréstimo ou já esta temporada?

T.S – Eu quero poder ajudar o Belenenses a ser o grande clube que já foi e tenho a certeza que vai voltar a ser, mas eu tenho mais 1 ano de contrato com o Feirense e neste caso está nas mãos do Feirense decidir. O entendimento terá de ser entre os 2 clubes e não sei, neste momento, como está a minha situação.

CA – Como é ver de fora todo este ambiente que se vive no Restelo?

T.S – É péssimo. Não é isto que os verdadeiros Belenenses querem para o clube. Está na altura de meter de parte todas estas guerras e fazer o que realmente importa. Ir ao estádio apoiar a equipa, nos bons e maus momentos. É triste ver um clube como o Belenenses com o estádio vazio. Lembro-me de ver o Estádio do Restelo cheio cheio e pintado de azul. Agora o único azul que se vê, são as cadeiras na bancada. Esta guerra em nada beneficia o Belenenses!

CA – Acompanhaste a época do Belenenses? Que análise fazes?

T.S – Sim, vi e torci sempre que pude porque para além do carinho que tenho por este clube, deixei grandes amigos lá e só queria o sucesso deles. Acho que atendendo às circunstâncias, acabaram por não fazer um campeonato tão mau como se comenta, mas para o nível de ambição de um clube como o Belenenses, é pouco. Os adeptos vão exigir sempre que o Belenenses lute por lugares europeus, que jogue olhos nos olhos com equipas grandes, porque era essa a imagem do antigo Belenenses. Mas o clube neste momento está numa fase de reconstrução e as coisas têm de ser feitas com calma.

CA – A seleção ainda é um sonho que esperas concretizar?

T.S – Sim, claro. Esse é o sonho de qualquer jogador de futebol profissional.

CA – Achas que o selecionador Fernando Santos está atento a todos os jogadores?

T.S – Sem dúvida. É evidente que sim porque cada vez há mais talento jovem em Portugal e a ser bem aproveitado, isso é uma prova de que o selecionador está atento a todos. Basta olhar para as convocatórias da seleção e ver a quantidade de jogadores jovens que são chamados ultimamente.

Tiago Silva: «Ainda quero poder ajudar o Belenenses a ser o grande clube que já foi»Google Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Super Bock Super Rock confirma Fatboy Slim

Super Bock Super Rock confirma Fatboy Slim

Imagem divulgada mostra novo Galaxy S8 Active sem ecrã curvo

Imagem divulgada mostra novo Galaxy S8 Active sem ecrã curvo