in

Pedido do Belenenses à Câmara de Lisboa será apreciado quarta-feira

Pedido do Belenenses à Câmara de Lisboa será apreciado quarta-feira

O Belenenses submeteu um pedido de informação prévia (PIP) à Câmara de Lisboa, que estará em apreciação na quarta-feira, para construção de residências assistidas e outros novos equipamentos junto ao Estádio do Restelo.

De acordo com a proposta assinada pelo vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, o PIP foi feito pelo clube de futebol em outubro de 2012, para uma “obra de construção e ampliação, que constitui o projeto de requalificação urbana da área envolvente ao Estádio do Restelo”.

Os técnicos da Direção Municipal de Mobilidade e Transportes frisam, contudo, que a solução apresentada, em termos de tráfego, pode não ser “compatível com as características atuais da área urbana de Belém”.

Isto porque, segundo o seu parecer datado de julho de 2015 a que a Lusa teve acesso, “os pressupostos que permitem reduzir o tráfego […] e absorver a geração futura não estão assegurados na presente data”, podendo originar “uma nova situação de congestionamento em períodos de ponta a médio prazo”.

Em causa está uma “operação urbanística com a área de 119.041 metros quadrados, com frentes para a Avenida da Ilha da Madeira, Avenida do Restelo, Rua de Alcolena, Rua Pêro da Covilhã e Rua Rui Pereira, na freguesia de Belém”, explica o autarca no documento que será apreciado em reunião camarária privada.

Manuel Salgado aponta que, atualmente, o complexo desportivo deste clube é constituído pelo Estádio do Restelo, o Complexo Olímpico de Piscinas, o Pavilhão Gimnodesportivo Acácio Rosa, os campos de treinos e o campo polidesportivo, numa área de 115.22 metros quadrados.

Os novos edifícios propostos estarão localizados a norte do complexo, sendo eles residências assistidas (os destinatários não estão especificados na documentação a que a Lusa teve acesso), uma clínica de alto rendimento, um pavilhão gimnodesportivo (com campos de ténis e de padel) e piscinas.

Projeta-se também uma área comercial paralela à bancada sul do estádio, bem como arranjos exteriores na envolvente da Capela de Santo Cristo, imóvel de interesse público.

Relativamente à circulação automóvel, o clube propõe a “reformulação viária no topo sul do Estádio, que abrange a Avenida do Restelo e a Avenida Ilha da Madeira, com anulação do troço da Avenida da Ilha da Madeira paralelo à Rua Gonçalves Zarco, permitindo a criação de uma área permeável, de modo a valorizar o enquadramento paisagístico no topo nascente”.

“Esta intervenção pretende não só a redução da velocidade no eixo da Avenida da Ilha da Madeira, com a redução de tráfego”, como “consolidar o atravessamento norte-sul da encosta através da Avenida Torre de Belém, para onde estão previstos dois microtúneis sob a linha férrea”, adianta Manuel Salgado.

O posto de abastecimento de combustível existente também será relocalizado.

Em termos de parqueamento, propõem-se 163 lugares de estacionamento à superfície e 586 em cave, perfazendo um total de 749 novos lugares.

Para apreciar este PIP, foram ouvidas entidades como o Ministério da Defesa Nacional e a Direção-Geral de Património Cultural. Em ambos os casos, o parecer foi favorável, mas, no segundo, ficou condicionado à adaptação dos novos edifícios ao enquadramento paisagístico e à realização de sondagens arqueológicas.

Também os serviços municipais impuseram condições técnicas — como a correção da informação urbanística dada ou a adaptação do projeto ao Plano de Acessibilidades da Cidade de Lisboa — para o PIP ser aprovado.

Pedido do Belenenses à Câmara de Lisboa será apreciado quarta-feiraGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
“Fiquei radiante, ainda por cima tratando-se de um clube histórico”

“Fiquei radiante, ainda por cima tratando-se de um clube histórico”

Jogador do Dínamo Bucareste sofre ataque cardíaco em campo

Jogador do Dínamo Bucareste sofre ataque cardíaco em campo