10 de Junho de 1921 – Belenenses disputa 1º jogo internacional (vitória 2-0 sobre Sevilha)

Os primeiros anos de vida do Belenenses mostram um clube insaciável e irresistível em busca de vitórias, prestígio e projecção.
Não admira, por isso, que menos de dois anos depois da fundação, nos abalançássemos ao 1º jogo internacional. E fizemo-lo auspiciosamente, ganhando, com um resultado que contrariava os hábitos dos clubes portugueses de então em confrontos internacionais.
O nosso adversário foi o Sevilha. O jogo teve lugar no Estádio do Lumiar e o Belenenses triunfou por 2-0.
Recente vencedor da Liga Europa, o Sevilha conta também no seu palmarés com mais 2 triunfos nesta mesma prova (ou na sua antecessora, a Talça Uefa), um deles seguida do uma Supertaça Europeia. Conquistou ainda um Campeonato (curiosamente, em 1946; foi ainda 4 vezes Vice-Campeão), 5 Taças e 1 Supertaça do país vizinho. No ranking dos Campeonatos de Espanha ocupa o 7º lugar.
Tratou-se, pois, de um excelente começo da nossa história internacional, que inclui vitórias sobre clubes como o Real Madrid, o Barcelona, o Valência, o Málaga, o Deportivo da Corunha, o Sevilha, o Lyon, o Mónaco, o Stade de Reims, o Saint-Étienne, o Borússia Dortmund, o Bayer Levarkusen, o Vasco da Gama, o Palmeias, o Cruzeiro de Belo Horizonte, o Newcastle, o Panatinaikos, o Dínamo de Zagreb, o MTK, o Honved, o Spratak Tranava, etc, etc.
JMA

Também poderá gostar Mais do autor

A carregar...
X