CA Notícias
Canal Alternativo de Notícias, as últimas notícias do mundo do desporto, da tecnologia e do entretenimento.

O Belenenses e os seus 7 títulos nacionais

Com uma história única no desporto e, particularmente, no futebol português, o Clube de Futebol “Os Belenenses” tomou conhecimento de que a FPF aprovou a criação de uma comissão técnica independente que tem por fim estudar e categorizar as competições disputadas em Portugal.


Campeão Nacional em 1945/46 e vencedor da Taça de Portugal em 1941/42, 1959/60 e 1988/89, na história do Clube de Futebol “Os Belenenses” constam mais três títulos nacionais relativos à conquista do Campeonato de Portugal em 1926/27, 1928/29 e 1932/33.

Entende o Clube de Futebol “Os Belenenses” que estes títulos, tendo sido conquistados na única prova de cariz nacional que se disputava no nosso País, devem ser justamente contabilizados e somados ao título de Campeão Nacional de 1945/46, confirmando-se desta forma o cariz único de um clube que sempre esteve ao nível dos maiores.

Tem o Clube de Futebol “Os Belenenses” noção de que uma corrente de pensamento defende a equiparação desta competição à Taça de Portugal, mas recorda – voltando a frisá-lo – que à época das conquistas do Belenenses não se realizava em Portugal qualquer outra competição nacional de clubes – a Liga portuguesa arrancou apenas em 1934/35.

Tal como as Taças dos Campeões Europeus conquistadas antes da denominação Liga dos Campeões são incluídas nos palmarés europeus dos clubes, na mesma categoria, entende o Clube de Futebol “Os Belenenses” ser justo que estes títulos lhe sejam reconhecidos.

A grandeza do Clube de Futebol “Os Belenenses” nunca nos levará para discussões inflamadas sobre o tema, antes para um caminho de estreita colaboração com o nosso parceiro FPF, ao qual disponibilizamos todo o auxílio que venha a ser necessário para que deste debate resulte luz e esclarecimento.

Restelo, 15 de Dezembro de 2017
A Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses”

Via


X