CA Notícias
Canal Alternativo de Notícias, as últimas notícias do mundo do desporto, da tecnologia e do entretenimento.

Antevisão: Vencer para aproximar da zona europeia

O Belenenses defronta este Domingo, pelas 16h, no Estádio do Restelo, o moralizado, Vitória de Guimarães. Os minhotos deslocam-se ao Restelo após uma moralizadora vitória frente ao Porto, na cidade berço. A equipa de Sérgio Conceição tem vindo a subir de jogo para jogo e tem como objectivo o 5º lugar, ocupado pelo Paços de Ferreira. Do lado azul, Velázquez parece ter encontrado vários esquemas nos quais a equipa se sente confortável a jogar, resta saber se voltará a mudar, ou se se irá fixar apenas num. Uma vitória catapultava os lisboetas para a carruagem europeia, algo que convém não perder de vista.


O Vitória de Guimarães tem alguns trunfos a seu favor. Desde logo o historial recente no Restelo, algo que lhes é favorável, sobretudo o último jogo, no qual mesmo a jogar com 10, conseguiram ganhar 3-0. Depois pelo factor motivacional inerente à vitória frente ao FC Porto e também devido à sequência de vitórias alcançada por Sérgio Conceição. Por fim, porque terão, mais uma vez, um enorme apoio dos seus adeptos. O Vitória de Conceição é uma equipa muito consistente a defender, que assenta as suas virtudes defensivas nos centrais fortes e nos laterais rápidos; defendendo num bloco médio-baixo e que não tem tendência a conceder muitas facilidades. Tudo isto aliado a um João Miguel cada vez mais seguro na baliza. Não só atrás estão as virtudes vitorianas, também no meio-campo se encontram bons executantes que estão em forma e pode fazer a diferença, tais como Bouba Saré, o trinco que tem marcado nos últimos jogos; Octávio, o jovem emprestado pelo Porto que tem espalhado a sua classe em cada jogo e Cafú, o menino da casa que é cada vez mais homem, uma muralha defensiva. Como equipa que privilegia as transições rápidas e o saltar etapas na construção, é também no ataque que está parte do segredo. Henrique Dorado faz-se valer cada vez mais das credenciais vindas do Brasil e tem tido faro para o golo, assim como Ricardo Valente. Os homens da cidade berço vêm ao Restelo procurar pontuar e, assim sendo, não vão descurar quaisquer hipóteses que tenham para matar o jogo num contra-ataque ou numa perigosa bola parada.

Do lado dos azuis, é uma incógnita. Velázquez afirmou na conferência de imprensa de antevisão, que a sua ideia de jogo manter-se-ia inalterável, contudo, os esquema iria mudar mais uma vez. A convocatória do Belenenses só tem como novidades as saídas de Betinho e Ricardo Dias, bem como a inclusão dos habituais titulares. A grande curiosidade prende-se com o facto de se saber se os reforços serão ou não utilizados de início pelo timoneiro azul e, em caso de serem, quem serão os “sacrificados”. Os princípios de jogo vão ser os mesmos: saída de jogo pelos centrais, pressão alta à última linha do adversário, muitos jogadores no meio-campo adversário e pouco jogo directo. Assim será o Belenenses de Julio Velázquez, que tem tentado adaptar o modelo espanhol, jogando com um falso 9, algo que não tem resultado na perfeição. A eficácia demonstrada em Vila do Conde é algo que certamente os adeptos esperam que se mantenha, uma vez que, não é normal no clube. A cabeça dos jogadores tem de estar só na vitória. O Restelo tem de voltar a ser uma fortaleza e o Belenenses o favorito à vitória. Sempre.

 

X