in ,

1.ª Gala de Fado d’A Voz do Operário: Elenco e Premiados

1.ª Gala de Fado d’A Voz do Operário: Elenco e Premiados

1.ª Gala de Fado A Voz do Operário acontece a 12 de novembro e tem como objetivo a angariação de fundos paras as obras de requalificação do seu Salão de Festas, com os artistas do cartaz a participarem voluntariamente.

A Voz do Operário em colaboração com a Música Unida anunciaram a  realização da primeira Gala de Fado A Voz do Operário no dia 12 de Novembro às 15h, no Salão de Festas da Voz do Operário.

Na conferência de imprensa de apresentação da primeira Gala de Fado A Voz do Operário foram anunciados os objectivos da realização anual da Gala, apresentados os fadistas que integram o elenco e divulgados os artistas agraciados com os Prémios Voz do Operário 2017.

A ligação entre a Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário e o Fado remonta aos finais do século XIX. Ao longo da história da instituição, inúmeras foram as personalidades do mundo do fado que ajudaram a manter viva uma atividade regular, através de sessões de fado realizadas ou apoiadas pela Voz do Operário. De igual modo, as páginas do jornal A Voz do Operário foram um espaço sempre aberto para muitos autores lá registarem os seus poemas, e defenderam o Fado enquanto expressão cultural, social e das classes trabalhadoras.

Por sua vez a Musica Unida tem como princípio base a universalidade da Música em defesa da arte e da cultura. É cooperando na preservação do espólio cultural e do património imaterial da música e das tradições portuguesas, neste caso o Fado, que a Música Unida se junta à A Voz do Operário, contribuindo solidariamente na programação, organização e divulgação anual da Gala de Fado A Voz do Operário.

É esta relação indissociável ao Fado que A Voz do Operário e a Música Unida vêm agora celebrar com a realização anual da Gala de Fado A Voz do Operário, onde serão atribuídos prémios – uma estatueta estilizada, simbolizando o Fado – como forma de reconhecimento a personalidades ou instituições ligadas direta ou indiretamente ao Fado, e que são publicamente consideradas e reconhecidas pelo seu mérito, inovação, estilo e importante contributo para o Fado e, também, ao longo do seu percurso artístico, com A Voz do Operário.

A Gala vai contar com apresentação de Vítor de SousaDiamantina Rodrigues e José Nobre e no seu decorrer serão entregues os Prémios Voz do Operário 2017 a 13 ilustres personalidades do Fado nas seguintes categorias:

– Carreira: Maria Amélia Proença e António Rocha

– Poesia e Literatura: Mário Raínho e Fernando Campos de Castro

– Compositor: mestre António Parreira e Vital d’Assunção

– Artes e Espetáculo – Madrinha da Gala: Maria da Nazaré

– Solidariedade: Carlos do Carmo

– Divulgação: Grupo Sportivo Adicense

– Lisboa: Anita Guerreiro

– Revelação: Beatriz Felizardo e Pedro Junot

– Popular: José António Garcia

O cartaz da 1.ª Gala de Fado d’A Voz do Operário conta com a participação solidária de grandes nomes do mundo artístico, especialmente do Fado, tais como: Ana Maurício, António Pinto Basto, Augusto Ramos, Cidália Moreira, Conceição Ribeiro, Emma, Fernando Santos, Filipe Duarte, Hélder Moutinho, Jorge Baptista da Silva, Luís Matos, Maria da Nazaré e Vanessa Alves.

Bruno Netto é pintor e artista plástico responsável pela imagem oficial da Gala de Fado a Voz do Operário, inspirada na voz e na imagem da consagrada fadista Maria da Nazaré, quer para o cartaz, quer para estatueta dos Prémios Voz do Operário, bem como para o cenário da Gala. A imagem do cartaz é parte integrante do quadro que Bruno Netto doou à Voz do Operário para leilão com o objetivo de angariar fundos para nobre causa da Gala de Fado A Voz do Operário.

Honrando o Fado, personalidades e instituições, esta Gala tem um carácter intrinsecamente solidário, sendo voluntária a participação de todos os artistas, dado que um dos objetivos finais, além da sensibilização da importância para os valores da Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário na sociedade portuguesa, é a angariação de fundos para as necessárias obras de requalificação do seu Salão de Festas, de forma a dar continuidade a todas as atividades culturais inerentes à sua atividade associativa.

Os bilhetes para esta Gala solidária, a realizar-se dia 12 de Novembro (domingo) pelas 15h no Salão de Festas, estarão à venda a partir de dia 22 de Outubro.

1.ª Gala de Fado d’A Voz do Operário: Elenco e PremiadosGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Liga Sport Zone, 7.ª jornada: Futsal Azeméis by Noxae 4-7 SC Braga/AAUM

Liga Sport Zone, 7.ª jornada: Futsal Azeméis by Noxae 4-7 SC Braga/AAUM

Tondela vs Belenenses – Já há onzes!

Tondela vs Belenenses – Já há onzes!